Torres Vedras: pedida isenção de portagem na A8 para reduzir tráfego na cidade

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Uma petição, com uma centena de subscritores, foi entregue na Assembleia Municipal de Torres Vedras a pedir a isenção de portagens na Autoestrada número 8 para reduzir o tráfego automóvel dentro da cidade.

Segundo o Notícias ao Minuto, que cita a Agência Lusa, durante o período de intervenção do público da assembleia, Pedro Barata, primeiro subscritor, explicou que a petição pede a reclassificação da A8 (Lisboa/Leiria), entre os troços 08 (Torres Vedras Centro/Alenquer/Cadaval) e 09 (Ramalhal/Lourinhã/Vimeiro), como troço de tráfego local, com a isenção da taxa de portagem.

Os subscritores alegam que as estradas nacionais 8 e 8-2 “estão altamente congestionadas” na entrada norte da cidade, apresentando-se a A8 como “alternativa ao afunilamento do tráfego e mais sustentável”. No entanto, as portagens que são cobradas entre os dois troços “são penalizadoras e representam um entrave às opções dos utilizadores, que se veem empurrados para as vias nacionais de acesso à cidade”.

Face ao congestionamento de tráfego na entrada norte da cidade e à ausência de uma variante, os subscritores defendem que a A8 seria uma “variante capaz de distribuir o tráfego automóvel” sendo a “solução mais sustentável” do ponto de vista ambiental.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, disse estar disponível para “analisar a situação” e admitiu ser uma solução, à qual a autarquia “vai dar atenção”.

Recorde-se que o Município de Torres Vedras vai receber sete milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir a ligação rodoviária entre a autoestrada A8 e a área empresarial das Palhagueiras, onde estão diversas centrais hortofrutícolas, tendo o contrato de financiamento sido assinado em Janeiro.

Contribuindo com melhores condições de circulação e segurança, a via constitui também uma alternativa rodoviária, desviando o tráfego de veículos pesados do centro da vila de A-dos-Cunhados, minimizando o risco de atropelamentos, diminuindo o tempo de percurso e contribuindo para a redução de gases de efeito estufa ao diminuir o congestionamento automóvel.

É estimada uma redução de tempos de percurso de 25% com a execução desta infraestrutura. O projeto deverá estar concluído até final de 2025.