Torres Vedras recebe museu itinerante sobre a Comunidade Cigana de Portugal
O Museu itinerante da História e Cultura Cigana “Lungo Drom – A Longa Viagem” chega em breve a Torres Vedras.
Este museu nómada, o qual reflete sobre a história e cultura das comunidades ciganas de Portugal e, em particular, das do Alto Alentejo, alberga uma coleção de 13 objetos criados em residências artísticas realizadas em Portalegre.
O “Lungo Drom” é um projeto da associação cultural UMCOLETIVO, que foi criado em colaboração com vários artistas e constitui-se “como um gesto de aproximação e fraternidade, por meio do qual se desmontam os lugares comuns e investe-se nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros”.
As visitas orientadas ao museu itinerante “Lungo Drom”, em Torres Vedras são gratuitas – esta segunda e terça-feira (das 16h00 às 18h00) no espaço exterior do Teatro-Cine e nos dias 8 e 9 de janeiro (também das 16h00 às 18h00) no espaço exterior do Centro de Artes e Criatividade.
Também relacionado com a passagem do “Lungo Drom” por Torres Vedras, tem lugar este domingo (das 14h00 às 18h00), no Centro de Artes e Criatividade, uma oficina em que se criará um objeto artístico que passará a fazer parte da coleção do museu itinerante. Esta atividade é gratuita, mediante inscrição, para o e-mail [email protected], mencionando nome, idade e contacto telefónico.
O “Lungo Drom” tem por objetivo promover a interculturalidade entre as pessoas ciganas e não ciganas, contribuindo para o interconhecimento mútuo, bem como de uma cidadania inclusiva e de não discriminação.