Torres Vedras: Vereadores do PSD querem oferta de transportes a 100% no arranque do ano lectivo
Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Torres Vedras exigem uma oferta de transportes a 100% no concelho no início deste ano lectivo, depois de ter havido horários e carreiras cancelados devido à pandemia de covid-19.
Numa conferência de imprensa, realizada ontem (15 de Setembro), o vereador Marco Claudino demonstrou “preocupação para que seja assegurada a totalidade dos transportes” no concelho, quando os últimos dados revelados pelo município apontavam para uma reposição a 80%.
Em declarações à Agência Lusa, citado pelo jornal Público, Laura Rodrigues, vereadora da Educação na Câmara de Torres Vedras, disse que “garantidamente haverá carreiras para todos os horários, o que significa um reforço de carreiras”, considerando ser impensável haver alunos que faltem à escola por falta de transportes.
Marco Claudino alertou que tem de haver “uma necessidade de resposta muito mais alargada” para responder aos horários diferenciados que as escolas criaram para alternar as entradas e as saídas dos alunos, por causa das recomendações da DGS no contexto da pandemia.
Laura Rodrigues esclareceu que o município e os operadores de transportes estão, nesta fase, a efectuar os “ajustes” necessários nos horários e a equacionar o reforço de transportes necessário, em função do número de alunos que requisitarem o passe escolar.
A responsável admitiu que nas primeiras semanas deste novo ano lectivo, poderão surgir falhas, remetendo para daqui a semana e meia o investimento e o número de horários das carreiras a mais para esse reforço dos transportes.