Turismo Centro de Portugal apresenta projeto “Estradas com História” na BTL

A Turismo Centro de Portugal está até domingo na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, com um programa que descreve como “intenso”, em que “ficou evidente a diversidade da oferta turística regional”.

No primeiro dia deste evento, a entidade apresentou o projeto “Estradas com História”, uma iniciativa que destaca “duas estradas icónicas da região, transformando-as em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica”. São a Estrada Nacional 16, entre Aveiro e Vilar Formoso, e a Estrada Nacional 17, conhecida como Estrada da Beira, entre Coimbra e Celorico da Beira.

Está prevista a criação de roteiros turísticos, desenvolvimento de sinalização, capacitação de agentes locais e uma campanha de promoção das duas vias.

Para esse efeito, foi estabelecida uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais. O projeto é liderado pelo Turismo Centro de Portugal, em parceria com as Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro e Região de Coimbra, integrando também a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, a Infraestruturas de Portugal, o Clube Escape Livre e os guias Foge Comigo.

A apresentação do projeto “Estradas com História” contou com uma intervenção de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, que “enalteceu o crescimento continuado, ao longo dos anos, do Centro de Portugal enquanto destino turístico de referência”

Ainda no dia inaugural da BTL, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, apresentou a Estratégia de Promoção para 2025. O evento incluiu também a apresentação de Leiria como Município Convidado do evento, em que Gonçalo Lopes, presidente da autarquia, deu conta da dinâmica turística e cultural da cidade.

A BTL decorre até domingo na FIL – Feira Internacional de Lisboa.