UFLA e Lourambi assinam acordo de parceria

Mafalda de Taborda Lourenço, Presidente da Lourambi e Pedro Margarido, Presidente da UFLA (Foto: UFLA)

A assinatura do acordo de parceria visa facilitar o pagamento dos valores trimestrais dos utilizadores da Horta da Vila, permitindo realizá-lo na secretaria dos edifícios da Junta de Freguesia, durante o horário de expediente.

Este acordo entre a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) e a Lourambi – Associação Ambiental Lourinhã vem no seguimento do anterior acordo, firmado em 2021, com a finalidade da Junta de Freguesia contribuir para dinamização do projeto Horta da Vila, na altura, através da cedência à comunidade de 3 talhões, para que os produtos agrícolas aí produzidos fossem doados a instituições de cariz social na Freguesia.

Para além dos acordos assinados, a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia assume a possibilidade de outras parcerias com a Lourambi, em iniciativas de sensibilização de defesa do ambiente, nomeadamente, ações de limpeza de praias. Para Pedro Margarido, Presidente da UFLA, “é necessário estarmos cada vez mais atentos a estas questões. Diariamente deparamo-nos com situações que podemos apontar às alterações ambientais, que em nada beneficiam a nossa saúde e bem-estar. Cabe a cada um de nós mudar os nossos comportamentos, de forma a combater o agravamento das situações climáticas extremas e da poluição”.

Recorde-se que a Horta da Vila é um projeto de horta comunitária criado pela Lourambi que preconiza a partilha, o envolvimento e aprofundamento dos laços sociais e a melhoria da qualidade ambiental, através de práticas de horticultura sustentáveis, coerentes com as necessidades e valores económicos, sociais e ambientais da freguesia e concelho, com um propósito pedagógico e vertente social.