Hortícolas produzidos na Horta da Vila pela UFLA destinados a instituições do concelho

A Lourambi disponibilizou três talhões, no espaço da Horta da Vila, à União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) – uma parceria oficializada no dia de ontem, com a assinatura de um protocolo de cooperação.

A ideia de disponibilizar o espaço partiu da Associação Ambiental, ainda no ano passado, aquando da primeira vaga da pandemia. Na altura a Lourambi ofereceu os talhões durante alguns meses, a alguns cidadãos, com a premissa de que metade dos produtos aí cultivados fossem doados para apoiar instituições do concelho.

Agora, três talhões vão ser da responsabilidade de União de Freguesias e os produtos que aí sejam cultivados, disse-nos Pedro Margarido, vão depois ser entregues a instituições de cariz social.

Simão Quintans, presidente da Lourambi, espera que esta parceria “dure por muitos anos”, existindo a possibilidade de promover actividades de educação ambiental no espaço.

Uma opinião partilhada também por Pedro Margarido, que considera que a base principal desta parceria é que “a comunidade sinta que esta iniciativa é uma mais valia” para as instituições locais.

Os três talhões vão ficar à responsabilidade de duas pessoas, que vão ser escolhidas pela União de Freguesias, que se mostrou disponível para facultar os produtos para aí serem cultivados.