UFLA promove 2ª edição das Jornadas sobre o Património Cultural e Imaterial na Freguesia.

Tiveram lugar na passada sexta-feira (12/04), na sede da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, as 2as Jornadas sobre o Património Cultural e Imaterial na Freguesia.

Pedro Margarido, presidente da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, sobre a importância deste património para a freguesia, bem como o objetivo destas jornadas.

As Jornadas tiveram foco na temática de recolha e arquivo, tendo o Painel de Oradores abordado temas como: A “Importância da Preservação e Classificação de Documentos”, Painel apresentado pela Dra. Sofia Pina do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã; O contributo do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã para a História da Freguesia, tema abordado pela Dra. Teresa Faria; “ Métodos de Recolha das Expressões Culturais Imateriais”, temática apresentada pela Dra. Cândida Pereira, do Espaço Memória – Associação Maria Matos; “Metodologias e Boas Práticas na Digitalização e Arquivo”, apresentação de Anabela Ribeiro, chefe da divisão de Disponibilidade Proteção de Conteúdos Digitais da DGLAB – Torre do Tombo e “O Arquivo Municipal – Objetivos e Atividades”, tema abordado por João Filipe Leitão, coordenador de Modernização Administrativa da Câmara Municipal da Lourinhã.

Durante as várias apresentações do evento foi possível ver alguns conteúdos em arquivo sobre a Lourinhã, das várias entidades, nomeadamente documentos e fotografias.