Achados pré-históricos descobertos em Reguengo Grande transferidos para o Museu da Lourinhã

Foram transferidas para o museu da Lourinhã na passada quinta-feira, dia 11 de abril, duas estruturas pré-históricas, identificadas no final de 2023, no Casal Leitão, Reguengo Grande, para que prossigam os trabalhos de escavação em laboratório.

As duas estruturas circulares em argila cozida, com cerca de 70 cm de diâmetro, foram identificadas no âmbito dos trabalhos de prospeção referentes ao projeto “Carta Arqueológica da Lourinhã”, como explicou o arqueólogo José Cruz, responsável pelo documento, no dia do desenterramento destas estruturas.

Estas estruturas teriam sido utilizadas como “fornos”, ainda se aguardam  resultados das datações de radiocarbono, mas tudo indica que se tratem de estruturas construídas no decurso da pré-história.

Ana Cristina Araújo, do LARC – Laboratório de Arqueociências, explicou para que seriam utilizados os “fornos” descobertos, bem como o seu funcionamento, com base em povos da Polinésia e Nova Zelândia que usam estruturas semelhantes.

No local do desenterramento, para além das várias identidades envolvidas, voluntários e a proprietária do terreno, esteve presente o vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, João Serra, que deseja “que este possa vir a ser mais um espólio de destaque no Museu da Lourinhã”.

Para a consolidação e conservação das estruturas foram utilizados os métodos do Museu da Lourinhã para achados paleontológicos, entidade que, este ano, celebra 40 anos de existência, e onde serão agora estudados de forma aprofundada estes achados pré-históricos.