“Um país sem documentários é o mesmo que uma família sem álbum de fotografias” – José Paulo Santos exibe documentário na Lourinhã

Na passada quinta-feira, dia 18 de abril, foi exibido no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, o filme “1965 | Panreal, um edifício de Nadir Afonso”, um filme de José Paulo Santos.

Como forma de celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o documentário retrata o processo de demolição do último edifício do arquiteto Nadir Afonso, na cidade de Vila Real.

A RCL falou com José Paulo Santos, realizador do documentário, que explicou como surgiu a ideia de começar a gravação deste filme, premiado em vários festivais de cinema ao redor do mundo.

José Paulo Santos acrescentou ainda que situações semelhantes à da Panreal já aconteceram em muitos outros locais.

O realizador acrescentou que “a obra de Nadir Afonso em Portugal é escassa e deve ser preservada”, embora a Panreal tenha sido demolida, José Paulo Santos usa este caso como exemplo e o seu filme como forma de sensibilização para a preservação do património.

Este foi um evento dinamizado pelo Espaço Memória – Associação Maria Matos, com apoio do Município da Lourinhã, União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e o Geoparque Oeste.