Vencedores do Concurso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste revelados

Foto: aspirante Geoparque Oeste

A primeira edição do Concurso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste contou com 37 participações. Foram 80 as fotografias apresentadas a concurso, distribuídas por três categorias.

Na sessão de entrega de prémios, Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspirante Geoparque Oeste, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. As 13 fotografias vencedores podem agora ser vistas numa exposição na Câmara Municipal do Bombarral.

A exposição vai estar patente na Câmara do Bombarral até 14 de outubro, seguindo depois para os restantes municípios que compõem o aspirante Geoparque Oeste. Na Lourinhã a exposição poderá ser vista durante o mês de novembro.

A promoção do património natural e cultural do território e a divulgação do aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO foi um dos objetivos da primeira edição do concurso. Homem e atividade humana, Património Natural (natureza, geodiversidade) e Património Cultural (miradouros, monumentos) foram as três categorias a concurso. Foi ainda atribuído um prémio especial para o participantes captou a melhor fotografia.

Na categoria Homem e atividade humana, os vencedores foram: 1.º ‘Voar por aqui’ de Rui Pedro de Sousa, 2.º ‘Linhas de Torres Forte Ordasqueira’ de Rafael Oliveira, 3.º ‘Pesca Lagoa de Óbidos’ de Luís Miguel de Sousa e 4.º ‘Mulher na Pesca’ de Maria Matos.

Na categoria Património Natural, os distinguidos foram: 1.º ‘Ficarei para sempre’ de Rui Pedro de Sousa, 2.º ‘Pelos olhos de uma gaivota’ de Luís Miguel de Sousa, 3.º ‘Baleal’ de Luís Filipe Ferreira e 4.º Desenhos da Ilha do Baleal’ de Rodrigo Nuno Lopes. Já na categoria Património Cultural os vencedores foram: 1.º ‘Defender o Castelo’ de Rui Pedro Sousa, 2.º ‘Cucus – reflexos do esquecimento’ de João Pedro Lucas, 3.º ‘Forte de Nossa Senhora dos Anjos – Paimogo’ de Francisco Engenheiro Fernandes e 4.º ‘The Comet’ de Verena Fuchs.

O grande prémio do concurso foi atribuído à fotografia ‘Sinking Inside’ de Rui Miguel Santos.

Uma visita guiada ao território do aspirante Geoparque Oeste com estadia de uma noite para duas pessoas, a assinatura anual da revista da National Geographic Portugal, um passeio de barco, uma prova de vinhos para duas pessoas, entradas no Dino Parque Lourinhã com visita guiada e duas entradas num dos Centros de Interpretação do aspirante Geoparque Oeste foram os prémios atribuídos na primeira edição do concurso.