“Viajar sem sair do lugar” – Escola Básica de Ribamar integra projecto eTwinning

O Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, através da Escola Básica de Ribamar, é um dos 2.023 estabelecimentos de ensino do país que integram o projecto eTwinning. Trata-se de um projecto à escala europeia, que envolve escolas de 44 países, e que junta pessoas ligadas à área educativa, como professores, educadores de infância, directores e bibliotecários. O eTwinning faz parte do programa Erasmus+ e tem como objectivo o desenvolvimento de projectos comuns, que estimulem os alunos, isso mesmo nos explicou Luís Filipe, o professor coordenador do projecto na Escola Básica de Ribamar.

Os projectos começaram a ganhar vida na turma RIB 3A, no ano lectivo 2019/2020, por intermédio de professores do agrupamento que participaram em formações nesta área. Para o responsável, para além das competências que ganham no âmbito das línguas e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a participação dos alunos neste projecto faz com que se apercebam das várias culturas e realidades do mundo.

Trabalhos relacionados com a saúde e com a família foram alguns dos projectos que os alunos desenvolveram até então. Um dos trabalhos em que participaram foi numa história comum, onde todos as escolas envolvidas imprimiram o seu contributo.

Para o professor Luís Filipe, a participação dos alunos neste projecto europeu é como “viajar sem sair do lugar”. Segundo o professor, os alunos têm respondido de forma positiva às actividades desenvolvidas.

Os alunos da turma RIB 3A já receberam “Selos Escola eTwinning”, um reconhecimento da qualidade dos trabalhos por eles desenvolvidos. Os selos (dois nacionais e dois europeus) foram atribuídos no âmbito dos projectos “Ethical Workshop” e “Family Health”.

Actualmente, os alunos estão a trabalhar noutros dois projectos: “My Home and My School” e “Let Their Voice Be Us”. Este último trata-se de um projecto internacional, com a participação de vários parceiros na Turquia, em que o objectivo principal é de consciencializar a sociedade sobre os direitos e o amor pelos animais.