Vimeiro recebe este fim de semana 300 recriadores
São cerca de 300 recriadores históricos (portugueses, franceses, espanhóis e ingleses), de 21 grupos de recriação que, este fim-de-semana, participam no evento “Batalha do Vimeiro 1808”, este ano dedicado ao tema “A Mulher na época Napoleónica”.
Com várias atividades previstas para todo o fim de semana, o destaque vai para as recriações históricas que têm lugar na noite deste sábado: Recriação Histórica do Combate Noturno e da manhã de domingo com as Escaramuças pelas ruas do Vimeiro e Assalto à Igreja.
A Marisa Carvalho esteve no acampamento militar, falou com o Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, que destacou o papel da Mulher na Batalha do Vimeiro.
Tendo em conta o tema deste ano (“A Mulher na época Napoleónica”), há também 2 exposições patentes ao público, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e na Biblioteca Municipal da Lourinhã. São também as mulheres que vão hastear as bandeiras no momento que, habitualmente, decorre na Lourinhã ao sábado de manhã. José Tomé avançou à RCL que, também essa iniciativa é diferente este ano, começando o desfile pela Adega Cooperativa da Lourinhã até à Câmara Municipal. O desfile do grupo de recriadores na vila acontece pelas 11h30.
Rui Santos, Presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro, considera que este é um evento sempre com retorno para a freguesia, que implica um investimento global na ordem dos 50 a 60 mil euros, mas o evento ainda não está no “topo daquilo que queria que fosse”.
Numa das várias presenças em televisão, Alexandre Carvalho da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, dizia que, no Vimeiro, entramos numa “cápsula do tempo”. José Tomé concorda:
É possível fazer parte da História, este fim-de-semana, no Vimeiro. Num evento que é da responsabilidade de 4 entidades: Município da Lourinhã, Junta de Freguesia do Vimeiro, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e Associação Napoleónica Portuguesa.
O evento proporciona, além do Mercado Oitocentistas, vários momentos musicais. Hoje, às 22h, tem lugar o Baile Oitocentista pelo Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro e às 23h a atuação com Bandidos do Cante. Amanhã, depois da recriação da noite, sobe ao palco Celina da Piedade.
Rui Santos, Presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro deixa ainda uma recomendação no que diz respeito ao estacionamento.
Com início às 19 horas de hoje e a decorrer durante todo o fim de semana, o evento “Batalha do Vimeiro 1808” conta com atividades no Vimeiro e na Lourinhã – são 3 dias de oficinas, workshops, animação musical, mercado oitocentista e as tão aguardadas recriações Históricas da Batalha do Vimeiro.
Entrevista completa, disponível aqui.
Consulte toda a programação no cartaz do evento.