Vindima: Adega Cooperativa da Lourinhã prevê manter qualidade do ano anterior

A falta de precipitação e o tempo quente e seco não comprometeram a qualidade das uvas utilizadas para a produção de aguardente. Quem o diz é Jorge Humberto, presidente da administração da Adega Cooperativa da Lourinhã (ACL).

Só daqui a cinco anos é que o consumidor poderá provar a aguardente produzida com as uvas que agora foram colhidas. Nesta altura, são 12 os produtores que entregam as suas uvas à cooperativa lourinhanense. Por uma questão de sustentabilidade, a adega teve de limitar a quantidade de toneladas entregue por cada produtor.

Com esta decisão, a administração pretendeu aumento o leque de sócios, em prol do futuro da adega.

Este ano, também por questões económicas, a administração optou por fazer a vinificação em instalações arrendadas, na localidade do Sobral. Um lagar “com todas as condições” para a transformação deste produto, sublinham.

A cerca de um mês de completar o primeiro ano de mandato, a administração da Adega Cooperativa da Lourinhã reconhece que não foi um ano fácil, mas “foi possível superar as dificuldades”. O balanço, sublinha a administração, é muito positivo.

No primeiro ano de mandato, foram construídas casas de banho para os visitantes, o espaço de envelhecimento foi aumentado – com a abertura de dois depósitos –, foram adquiridos cerca de 30 cascos e barricas e foi plantada uma vinha, no exterior da cooperativa, como forma de complementar a visita guiada, dando aos visitantes algumas noções das castas autorizadas. Entre os objetivos para o futuro está a construção de uma loja. Uma obra que terá o apoio do município da Lourinhã.

A futura loja da Adega Cooperativa da Lourinhã, estima a administração, deverá estar concluída no verão do próximo ano.

Recorde-se que no passado mês de agosto, a Adega Cooperativa da Lourinhã foi distinguida no concurso Vinhos de Lisboa. A cooperativa lourinhanense recebeu, pela primeira vez, a Medalha de Excelência atribuída à Aguardente DOC Lourinhã da 30.ª série. A garrafa ‘Matriz’ também foi galardoada, arrecadando a Medalha de Ouro.