‘Work On’: Lourinhã recebeu delegação de Bétera, no segundo evento transnacional do projeto

O município da Lourinhã recebeu, no último fim-de-semana de outubro, uma delegação do município de Bétera, em Espanha, no âmbito do projeto Work On.

A comitiva, constituída por 50 habitantes daquela cidade espanhola, mas também por alunos do programa Erasmus + e jovens lourinhanenses, foi recebida na Câmara Municipal, para três sessões de trabalho, nomeadamente sobre Oportunidades de Emprego na União Europeia, Programas, Iniciativas e Projetos Europeus e Erasmus +: oportunidades de mobilidade da e na União Europeia, ministradas por Nídia Figueiredo, concelheira EURES – Rede Europeia de Emprego, Sara Balcazar, representante da IrRADIARE e Sandra Geada, gestora da EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

De tarde, o tempo foi para partilha de experiências, numa sessão dinamizada pela Associação Juvenil de Peniche, pela associação lourinhanense Tá a Mexer e pela Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).

Após os trabalhos, os presentes foram convidados a assistir à exibição do filme ‘A Metamorfose dos Pássaros’, de Catarina Vasconcelos, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

No sábado, visitaram a BioFrade – Agricultura Biológica, em Toxofal de Baixo. De tarde, a delegação deslocou-se ao Vimeiro, onde visitou o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, seguindo para o Parque da Fonte Lima, na freguesia de Santa Bárbara. A noite terminou com mais um momento cultural na Associação Musical e Artística Lourinhanense, para assistir ao concerto dos Deepway.

O último dia iniciou-se com uma visita guiada ao Museu da Lourinhã, seguindo-se outra à Igreja de Santa Maria do Castelo e ao Cruzeiro da Lourinhã. Depois do almoço, a comitiva seguiu para a 7.ª edição do Festival da Abóbora.

Para o município da Lourinhã a existência de projetos que permitam o intercâmbio de culturas experiências e conhecimentos, “são profundamente enriquecedoras, tanto para os decisores políticos bem como para os empresários e populações locais.”