Troféu Joaquim Agostinho decorre de 30 de junho a 2 de julho, com passagem na Lourinhã

Foto: Troféu Joaquim Agostinho

A subida à Serra do Montejunto vai, mais uma vez, ser decisiva no Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que decorre de 30 de junho a 2 de julho. Francisco Fernandes, presidente do comité organizador da prova, traça o percurso desta prova desportiva.

Esta edição conta com a participação de mais de 130 corredores, “um pelotão com mais ciclistas estrangeiros do que portugueses”, com atletas de 24 nacionalidades.

São esperadas 19 equipas, sete das quais estrangeiras: Euskatel-Euskadi, Israel Cycling Academy, Bai Sicasal Petro de Luanda, Caja Rural, Bahrain Cycling Academy, Burgos BH e Java Kiwi Atlântico.

Glassidrive Q8 Anicolor, Efapel, ABTF Betão-Feirense, Rádio Popular-Boavista, LA Alumínios-Credibol-Marcos Car, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Kelly-Simoldes-UDO, Atum General-Tavira-Maria Novo Hotel, JV Perfis-Windmod, Alenquer-GDM-Sobralcar e Almodovar são as equipas portuguesas. A W52-FC Porto, alvo de buscas recentes, que levaram à suspensão do diretor desportivo, Nuno Ribeiro, é a grande ausente na lista de equipas presentes na prova.

O troféu que homenageia o ciclista Joaquim Agostinho começa no dia 30, com o tradicional prólogo de oito quilómetros, que este ano se realiza na vila do Turcifal.

A primeira etapa, prevista para 1 de julho, vai ligar a localidade dos Arneiros, em Torres Vedras, a Sobral de Monte Agraço, depois de percorridos 150,8 quilómetros.

O terceiro dia de prova é composto por uma etapa de 143,2 quilómetros entre a Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, e a cidade de Torres Vedras. Neste dia, os ciclistas vão pedalar pela localidade do Seixal, em direção à Lourinhã, onde devem passar por volta das 13h30.

O último dia volta a ser o mais longo do troféu, com 174,8 quilómetros, e o mais difícil, com a meta localizada, como já é hábito, no alto da Serra do Montejunto, e o início na Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha.