1600 quilos de cocaína abandonados na praia e no mato em Peniche

As autoridades apreendem 1600 quilos de cocaína numa praia e no mato em Peniche. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 200 quilos, acondicionados em sete fardos de 30 quilos, foram encontrados no interior de uma lancha rápida deixada numa praia, enquanto a restante droga foi escondida numa zona de mato.

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita que os traficantes foram surpreendidos quando estavam a descarregar a cocaína, que pode valer 48 milhões de euros, segundo os preços de referência no mais recente relatório da PJ (30 mil euros/quilo).

O alerta foi dado à Polícia Marítima pelas 8 horas. De imediato, foram acionadas diferentes autoridades policiais para tentar localizar os traficantes, mas sem sucesso.

A ação policial permitiu, no entanto, que a GNR localizasse 1400 quilos de cocaína, escondida numa zona de mato, perto de uma praia a cerca de cinco quilómetros do local onde foi sinalizada a lancha “voadora”.

O caso está a ser investigado pela PJ de Leiria. Os inspetores suspeitam que a lancha terá saído da costa portuguesa, às primeiras horas do dia, em direção a alto mar, para recolher a cocaína transportada num navio desde a América do Sul.

O transbordo da cocaína terá sido realizado a várias milhas da costa, seguindo-se o regresso da lancha rápida à costa de Peniche.

Foram realizadas mais de duas mil apreensões de cocaína em todo o território nacional só no ano passado, num total de mais de 16,5 toneladas, quase sempre por via marítima. Os dados constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022, publicado há poucos dias, e representam um aumento de 65% em relação ao ano anterior. É o valor mais alto dos últimos 15 anos.

Em todo o ano passado, as autoridades prenderam 6 925 pessoas por suspeitas de tráfico de droga. Destes, a esmagadora maioria (80%) eram de nacionalidade portuguesa. A Colômbia é o principal país de origem deste estupefaciente.

Além destas duas apreensões de cocaína, este fim-de-semana a Polícia Marítima apreendeu ainda uma lancha de alta velocidade encalhada ao largo da costa de Peniche: a embarcação tinha oito fardos de haxixe, cerca de 300 quilos, e terá sido abandonada pelos traficantes. O caso também está a ser investigado pela PJ.