Benjamins de Pregança na final do campeonato AFL de Futsal Júnior

Foto: Associação Pregança

Paulo Lourenço chegou à Associação de Pregança do Mar no início da época para treinar a equipa de Benjamins. Em pouco mais de um ano transformou a equipa e, entre jogos amigáveis e torneios, contam apenas com duas derrotas e um empate, em 40 jogos disputados.

Este sábado, em casa, os Benjamins vão defrontar o Alhandra no último jogo do campeonato da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) Futsal Júnior E, Série 1. Em caso de vitória – ou empate – os jovens atletas podem sagrar-se campeões.

O mister da equipa mostra-se orgulhoso pelo empenho dos jovens atletas.

Saber lidar com os atletas e dar-lhes as bases para a prática desportiva é o “segredo” dos bons resultados conseguidos durante esta época. O mérito não é só do treinador, sublinha Paulo Lourenço, mas também dos atletas, pais e de toda a estrutura desportiva.

São 24 atletas que estão sob a alçada de Paulo Lourenço que, durante o último treino antes da grande partida, salientou o crescimento “a nível humano” de todos os atletas.

Apesar de o campeonato dos Benjamins ser lúdico, o mister admite estar nervoso com o jogo deste sábado, sublinhando que o foco está em alcançar a vitória.

Desempenho dos atletas é motivo de orgulho

Fomentar a prática desportiva e promover o espírito de grupo está entre os objetivos do futebol lúdico, onde se inserem os Benjamins. Miguel Pedrosa, Coordenador das Equipas de Formação na Associação de Pregança do Mar, explica-nos como funciona.

O excelente desempenho dos jovens atletas durante esta época desportiva é motivo de orgulho para o Coordenador das Equipas de Formação, fruto do trabalho dos atletas, pais e aos treinadores. A mudança deu-se quando os jovens atletas começaram a encarar o treino com maior seriedade.

“Ainda somos um clube pequenino a nível regional e nacional”, conta-nos Miguel Pedrosa, o que faz com que alguns atletas troquem o emblema de Pregança do Mar por outras equipas. Este ano, dois atletas já assinaram pelo Sporting Clube de Portugal, estando um terceiro atleta sinalizado pela equipa leonina. Para Miguel Pedrosa, mostra que o trabalho feito pelo clube da Lourinhã “é muito bom”.

Miguel Pedrosa admite que gostava que a equipa saísse vitoriosa. No entanto, sublinha, o mais importante é que os atletas se divirtam.

O último jogo do campeonato acontece este sábado, às 11h, no Pavilhão de Pregança do Mar, numa partida que vai colocar frente a frente os Benjamins de Pregança e o Alhandra.