Os desafios da Europa, em debate, com Fernando Frutuoso de Melo

Fernando Frutuoso de Melo, ex-diretor geral da Comissão Europeia e atual Chefe da Casa Civil da Presidência da República esteve na Lourinhã para falar sobre a União Europeia. ‘A Europa e os seus desafios’ foi o mote do encontro, no qual participaram alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.

“O regime democrático está longe de ser um regime ideal”, disse Fernando Frutuoso de Melo, em resposta a uma das perguntas colocadas pelos alunos presentes. No entanto, “há regimes bem piores”, alertou.

O aumento dos movimentos extremistas na Europa e o desinteresse dos jovens pela política foram alguns dos temas que estiveram em cima da mesa. O Chefe da Casa Civil da Presidência da República referiu que “a política é toda a participação social” e reconheceu que a participação dos jovens devia ser maior. Na sua visão, um dos problemas está no sistema eleitoral, desadequado para os dias de hoje.

Fernando Frutuoso de Melo considera que a estrutura dos partidos políticos precisa de ser renovada, uma mudança que está a acontecer “muito devagar”. O antigo diretor geral da Comissão Europeia afirmou que o aumento da participação de jovens deve ser discutida pelos próprios jovens: “Está nas vossas mãos”, sublinhou.

Fernando Frutuoso de Melo no encontro com os jovens da Lourinhã

“Os assuntos europeus são assuntos nacionais”

“Nós não temos um espaço de opinião europeu”, lamentou Fernando Frutuoso de Melo, sublinhando que ainda se fala da Europa como “uma coisa distante”.

Para o Chefe da Casa Civil da Presidência da República deveria existir uma maior interação entre as instituições europeias e instituições nacionais.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia é o maior desafio a curto prazo que a Europa enfrenta. A médio-longo prazo há outros desafios que preocupam Fernando Frutuoso de Melo.

Promovendo a curiosidade, a reflexão e desenvolvimento do pensamento crítico, bem como a consolidação dos valores da democracia e da cidadania, no âmbito da União Europeia, esteve entre os objetivos do encontro entre Fernando Frutuoso de Melo e os alunos do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. A atividade pretendeu ir ao encontro do lema do projeto educativo do agrupamento ‘Aprender para a vida’.