Dia de Todos os Santos: Lourinhã estabelece regras para acesso aos cemitérios

O Município da Lourinhã já anunciou o horário de funcionamento dos cemitérios do concelho, para o próximo fim-de-semana. Nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, a abertura dos cemitérios vai estar condicionada. Os cemitérios vão estar abertos entre as 9h e as 13h, reabrindo depois de almoço entre das 14h às 17h.

Em comunicado enviado à nossa redacção, o Município informa que tanto no sábado como no domingo, Dia de Todos-os-Santos, só podem estar, em simultâneo, duas pessoas por campa, salvo se forem coabitantes.

Durante este período, vai existir limitação do número de pessoas de acordo com a legislação em vigor, calculada para cada um dos espaços. A permanência nos cemitérios deve ser apenas pelo tempo “estritamente necessário”. Na nota, a autarquia sublinha ainda que está proibida a “utilização de utensílios, equipamentos e materiais de limpeza, casas de banho e disponibilização de água.”

O uso de máscara e a desinfecção das mãos é obrigatório para entrar no espaço. A estas medidas junta-se a proibição da venda de flores nas imediações dos cemitérios.

Para garantir que estas medidas são cumpridas, o Município da Lourinhã informa que vão estar pessoas a vigiar o espaço.