Etapa do Campeonato do Mundo de Freeride regressa à Lourinhã em maio

Entre 6 e 8 de maio, a Praia da Areia Branca volta a receber a 1.ª etapa do Campeonato do Mundo de Freeride. Depois de uma paragem de dois anos, devido à pandemia, a prova está de regresso à Lourinhã e traz consigo o campeão em título, Joel Barry.

Organizado pelo Município da Lourinhã, em parceria com a Portuguese Jet Sports Boating Association, são esperados entre 20 e 26 participantes de várias nacionalidades, como Brasil, Argentina, México, Austrália, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.

Em avaliação vão estar as componentes de surf e manobras, sendo que as boas classificações, em ambas as variantes, dependem da amplitude das manobras e da criatividade utilizada por cada atleta. Para a etapa da Lourinhã, as marcas nacionais e internacionais que já se associaram ao evento, na qualidade de patrocinadores, são a BP, a Segafredo, a Jetskinworld, a Yamaha, a WCM e as empresas locais Meganuncius, Lda e Restaurante 100Pratus.

Em comunicado, a autarquia destaca a importância da realização destes eventos desportivos, enquanto motores de promoção do território e do património natural, cultural e económico, alavancando o tecido empresarial e social locais.

A organização espera que o evento de 2022 repita o sucesso da etapa de 2019, em que pilotos, equipas e dirigentes internacionais consideraram a prova portuguesa como a mais bem realizada até à data, tendo-se registado recordes de audiência, com cerca de 10 mil pessoas a assistirem. A escolha da Praia da Areia Branca para a realização da 1.ª etapa do Campeonato do Mundo de Freeride “prendeu-se com a notoriedade mundial das ondas portuguesas e daquela praia em particular, que reúne condições excepcionais para a prática do Freeride”, sublinha a autarquia no comunicado.