Lourinhã acolhe mais 44 cidadãos ucranianos

Chegou este domingo à Lourinhã, 20 de março, o segundo grupo de cidadãos ucranianos. Este foi o segundo autocarro que rumou até Varsóvia, na Polónia, com o intuito de resgatar cidadãos que fugiram da guerra. Ao todo, foram 44 os cidadãos que chegaram ao concelho.

Uma viagem, disse-nos o empresário David Batista, financiada por uma cidadã belga que reside na Polónia. Nas primeiras duas missões e para a terceira, que já está em curso, foram investidos 35 mil euros.

A iniciativa solidária levou à criação de uma associação – a ‘Peaceful Essence‘, em português ‘Essência da Paz’, – que pretende apoiar as pessoas vítimas de guerra. Desde a sua criação já recebeu mais de 16 mil euros em donativos. Entre os objetivos da associação, está a aquisição de duas carrinhas. Um veículo, diz David Batista, “essencial” para a logística da associação, para o transporte dos cidadãos recém chegados.

Nesta última missão solidária, chegaram ao nosso concelho 44 cidadãos ucranianos que se vieram juntar aos 55 refugiados que chegaram no passado dia 13 deste mês. Das mulheres, crianças e três homens recém chegados, apenas 10 famílias vão ficar no nosso concelho. As casas, diz o empresário, foram disponibilizadas gratuitamente, um pouco por todo o concelho.

Entretanto, a terceira comitiva lourinhanense já partiu rumo à Polónia e irá trazer, novamente, 55 mulheres e crianças. Nas últimas semanas, o grupo de empresários tem reunido vários bens (como roupa, calçado, artigos de bebé e bens alimentares). Para conseguir armazenar os produtos frescos, como carne e peixe, David Batista lançou um apelo à comunidade para a aquisição de arcas frigoríficas.

Palavras de David Batista, um dos empresários envolvidos nesta missão solidária que trouxe, até ao momento, cerca de 100 cidadãos ucranianos. Ao todo, no conjunto das três missões solidárias, este grupo de empresários vai trazer para a região cerca de 160 cidadãos ucranianos.