A Europa mais próxima dos cidadãos: apresentado EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo

Foi apresentado na sexta-feira, dia 28 de Maio, o Centro EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, numa sessão que contou com a presença da eurodeputada Margarida Marques. A apresentação decorreu no Cadaval, na Leader Oeste, a estrutura de acolhimento deste centro.

Na ocasião, Margarida Marque disse que “não chega ouvir o hino da Europa, para conhecermos o que é a Europa”. A eurodeputada aproveitou o exemplo da pandemia para mostrar de que forma é que os estados membros podem beneficiar dos apoios da União Europeia.

Foi durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia que foi lançada a Conferência sobre o Futuro da Europa. Uma iniciativa em que o objectivo é ouvir os cidadãos sobre as suas preocupações, possibilitando que todos possam dar o seu contributo sobre assuntos que considerem importantes para o futuro da União Europeia. Margarida Marques apelou aos autarcas presentes na sessão para que seja apontado um interlocutor, a nível local, que possa promover esse debate.

Para a eurodeputada, é importante que as pessoas percebam que “quando há uma decisão na União Europeia, ela tem impacto nas nossas vidas”.

Pedro Folgado, Presidente da Leader Oeste, também participou na sessão, salientando que este é um projecto importante para Portugal e para a região.

Desde o dia 1 de Maio, o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo passou a abranger os 36 concelhos da Região Oeste, Lezíria e Médio Tejo. Em 2013 este centro abrangia apenas os 12 concelhos do Oeste.

Com 15 centros em todo o país, a rede EUROPE DIRECT pretende promover “um diálogo pro-activo e contínuo com os cidadãos”, tornando a União Europeia mais acessível e próxima dos cidadãos, sendo pontos de contacto locais. Os centros EUROPE DIRECT organizam actividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado actual e o futuro do projecto europeu, estabelecem relações de proximidade com diferentes entidades, com empresas e sociedade civil e ajudam as instituições europeias a entender melhor as sensibilidades, preocupações e opinião pública nas suas áreas de influência.