ADL e Município da Lourinhã apresentam 9ª edição da Expo Lourinhã

A ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e o Município da Lourinhã apresentaram na passada quinta-feira, a 9ª edição da Expo Lourinhã, que decorre de 24 a 27 de abril deste ano.

Na abertura da Sessão, o presidente da Câmara Municipal João Duarte Carvalho, destacou o foco do certame nas empresas, produtos, serviços, atividades culturais e de lazer, afirmando que o evento irá manter o modelo do ano passado.

A Expo Lourinhã regressa este ano ao Pavilhão do Hóquei Clube Lourinhã, que segundo a autarquia, “trará maior impacto e visibilidade às ações que lá acontecerão”. Também o auditório da AMAL – Associação Musical e Artística Lourinhanense receberá atuações de “artistas de renome nacional” nas noites de 24, 25 e 26 de abril.

Rogério Henriques, presidente da ADL, falou da organização do espaço da edição deste ano da Expo Lourinhã, afirmando que o foco é “otimizar o recinto” de forma a assegurar uma “maior harmonia”.

O certame estará dividido em 9 espaços distintos, sendo estes: Espaço Empresarial (1500 m2), Artesanato e Instituições (600 m2). Diversões (4000m2), Produtos Regionais (300m2), (Setor Agrícola) 400m2, Setor Automóvel (450m2), Espaço Mercadinho (300m2) Tenda Jovem (400m2) e Espaço Gastronomia (1500m2).

No espaço do Hóquei Clube Lourinhã, a organização destaca ainda as atuações de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos musicais tradicionais, “que enriquecem o ambiente com autenticidade e cultura”. A zona de Gastronomia este ano será maior e o programa incluirá ainda “uma variedade de workshops, atividades interativas, animação de rua, demonstrações e degustações de produtos regionais, proporcionando uma experiência inesquecível a todos os visitantes”. 

Quanto às melhorias propostas para a Expo Lourinhã 2025 estão: a redução do impacto no trânsito e estacionamento na vila da Lourinhã, cujas limitações terão uma duração inferior; reorganização do recinto para garantir uma utilização mais harmoniosa e eficiente das áreas disponíveis e otimização das áreas de expositores, proporcionando uma experiência mais funcional e apelativa. Este ano, haverá ainda um reforço nas medidas de segurança. 

Para esta edição está previsto um orçamento entre os 135 mil e os 145 mil euros para além dos custos com animação que não foram divulgados nesta sessão.