Agência de Promoção do Centro quer recuperar fluxo turístico internacional

Os novos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) já tomaram posse, numa cerimónia que decorreu em Viseu na passada segunda-feira, dia 7 de Fevereiro. A ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal.

As eleições para o triénio 2022-24 reconduziram, por unanimidade, Pedro Machado na liderança da Agência. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro, enquanto Luís Veiga preside à Assembleia-Geral e Paulo Romão ao Conselho Fiscal.

Recuperar a confiança dos viajantes e o fluxo turístico internacional, nos próximos anos, é um dos objetivos de Pedro Machado, que afirma que a estratégia passa por recuperar os mercados do Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Benelux e Espanha.

Outro dos desafios estratégicos passa por conseguir, nos próximos tempos, “captar congressos, seminários e conferências internacionais e apostar em produtos como o enoturismo, turismo industrial, literário, de saúde e bem-estar e desportivo, em linha com a estratégia do Turismo de Portugal.”

A recuperação e internacionalização de mais empresas da região é a segunda prioridade da ação da agência. Para recuperar o fluxo turístico internacional, o dirigente frisou que, para alcançar esse objetivo, a ARPTC vai propor ao Turismo de Portugal “a revisão da contratualização da promoção externa”.

O presidente da Agência, que está no cargo desde 2006, referiu que a região não pode descurar o mercado nacional, “responsável pelos bons resultados que temos conseguido em altura de pandemia”.

Outras das prioridades elencadas por Pedro Machado passa por apostar na “sustentabilidade do território e das suas comunidades e aumentar o investimento público no território, em conjunto com as entidades oficiais.

O presidente da ARPTC advertiu ainda que a região Centro se debate com dificuldades a nível de mobilidade, “como a transformação da IP3 em auto-estrada, a conclusão do IC6, a ligação Castelo Branco-Cáceres e a ferrovia”

A Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal cobre 100 concelhos, entre
os quais os 12 municípios que integravam a extinta Região de Turismo do Oeste.