Dino Parque festeja 4.º aniversário com recorde de 850 000 visitantes

Foi há quatro anos que abriu o maior museu ao ar livre da Europa. Estamos a falar do Dino Parque da Lourinhã, um espaço dedicado à temática dos dinossauros que proporciona uma viagem de milhões de anos através de cinco percursos distintos. O Dino Parque assinalou esta terça-feira, 8 de Fevereiro, o seu 4.º aniversário com o recorde de 850 000 visitantes desde a sua abertura ao público. Um recorde alcançado “mesmo com os dois últimos anos apresentando tantos desafios e dificuldades”, sublinha Luís Rocha.

Em comunicado, o diretor-geral do parque temático refere que este entusiasmo com que os portugueses têm recebido este projeto “confirma a relevância do mesmo no panorama da oferta de lazer aliada ao conhecimento”. O Dino Parque “é hoje em dia uma referência no cenário de oferta nacional de museus e orgulha-se do seu contributo para a investigação científica na área da paleontologia”, sublinhou o responsável.

Durante o ano passado, o Dino Parque da Lourinhã recebeu um dos maiores dinossauros da Europa – o Supersaurus. O ano passado foi ainda acrescentado um conjunto de novas atividades complementando assim um programa em família, ao ar livre e seguro. Uma delas foi o Paleo Camp, uma área de diversão dedicada aos mais novos que lhes permite experienciarem ser verdadeiros paleontólogos por um dia. Foi também recriado um local de escavação, uma exposição de pegadas verdadeiras de dinossauros, uma tenda de campanha e muitos acessórios e ferramentas.

Com mais de 10 hectares de espaço ao ar livre, o Dino Parque da Lourinhã é a maior exposição ao ar livre desta temática na Europa, sendo composta por cinco diferentes percursos que permitem aos visitantes observar mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitam o planeta terra desde há 450 milhões de ano.

Para além dos percursos exteriores, o visitante tem ainda oportunidade de visitar, no edifício central do Dino Parque, o live lab e o espaço museológico com a exposição paleontológica ‘Dinossauros da Lourinhã’ da responsabilidade técnica e científica do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), onde encontra fósseis verdadeiros e réplicas, sendo o mais emblemático o ninho de ovos de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos.

O Dino Parque tem também contribuindo para a investigação científica. Em 2021 foi dada a conhecer uma nova espécie de Plesiopharus moelensis que foi reparada no laboratório do parque. Entre 2018 e 2021, apoiou o GEAL – Museu da Lourinhã com um contributo de aproximadamente 295.000 euros no âmbito do protocolo celebrado entre estas duas entidades. Para além deste valor, desde 2018 foram entregues 93.304 euros para projetos de desenvolvimento e conservação do Património Paleontológico Português, através da Campanha Super Animais 3 do Pingo Doce.

Reconhecido com diferentes prémios, entre eles o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria Parques Temáticos pelo 3.º ano consecutivo, distinção dos Travellers Choice Awards da Trip Advisor, o Dino Parque da Lourinhã possui também o selo Clean and Safe do Turismo de Portugal.