AIRO lança apelo aos empresários da região para apoiar refugiados ucranianos

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) está solidária com a guerra na Ucrânia. Peocupada com a situação humanitária causada pelo conflito, lançou um apelo aos empresários para que apoiem a comunidade ucraniana.

Numa mensagem enviada a todos os associados, remetida também à RCL, a AIRO destaca que a Região Oeste e o tecido empresarial podem contribuir para apoiar várias famílias de refugiados,”proporcionando condições para que se fixem no Oeste e possam trabalhar”. Para a direção da associação, a “tragédia da guerra” está a provocar milhares de refugiados nos países de leste “uma situação que todos devemos apoiar”.

De acordo com a associação empresarial, “a comunidade ucraniana em Portugal criou bastante valor e são hoje uma comunidade superior a 30.000 pessoas com milhares de famílias enraizadas no nosso país com milhares de jovens que já nasceram em solo português”.

A AIRO solicita aos empresários que, através de um formulário – que disponibilizou online -, identifiquem os recursos humanos que necessitam, para que a associação possa criar uma bolsa de oferta de emprego para a comunidade de refugiados que venham para a região. Com base nas respostas recolhidas, a AIRO vai organizar, em conjunto com os municípios, “uma resposta integrada e apresentar a mesma às organizações nacionais e internacionais que estão a criar soluções”.

As respostas dos empresários devem ser submetidas até à próxima sexta-feira, dia 4 de março.