Aldeia de Alcanadas visita Museu da Lourinhã no âmbito do projeto ‘Museu na Aldeia’

Os dois núcleos da Moita dos Ferreiros do Clube Idade + e membros da comunidade idosa de Alcanadas, do concelho da Batalha, estiveram no Museu da Lourinhã no âmbito do projeto ‘Museu na Aldeia’, da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Uma visita que serviu para inaugurar a obra coletiva ‘Arca da Salvação’, criada pela comunidade idosa de Alcanadas e pela equipa da SAMP. Trata-se de uma homenagem à lenda associada à origem do nome da aldeia de Alcanadas, onde a Arca de Noé terá encalhado. Mas, esta arca, assegura a salvação de exemplares únicos.

Esta obra coletiva assume-se como um “abrigo do imaginário individual de cada criador (…), tornando-a num veículo transmissor de histórias, desejos e necessidades nela guardados”.
Ao abrigo deste projeto, o Museu da Lourinhã tinha já estado na aldeia de Alcanadas, onde apresentou peças relacionadas com a extinção dos dinossauros. Foram esses elementos, que retratam a extinção da vida na Terra, que levaram a comunidade a refletir sobre o que gostariam de salvar nos dias de hoje.

Vital Rosário, presidente da direção do Grupo de Etnologia e Arqueologia (GEAL) – Museu da Lourinhã, destacou, na ocasião, a importância deste intercâmbio.

A ‘Arca da Salvação’ vai estar patente no Museu da Lourinhã até 26 de junho, sendo acessível ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

O projeto ‘Museu na Aldeia’ tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento. É direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, impedidos de aceder à cultura.

Cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne museus, Câmara Municipais, Juntas de Freguesia, associações e instituições dos 26 municípios em rede, entre os quais o Município da Lourinhã.