Ucrânia: Bombeiros da Lourinhã integram coluna de ajuda humanitária

Dois bombeiros da corporação da Lourinhã partem esta quinta-feira, 10 de março, rumo à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia. Os operacionais, disse Pedro Picão, comandante da corporação, vão fazer o transporte de três ambulâncias oferecidas por corpos de bombeiros da região.

Ricardo Santos e Carlos Santos são os dois bombeiros que vão integrar a coluna de Ajuda Humanitária da missão “Um Capacete para os Bombeiros da Ucrânia”, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Segundo o comandante da corporação, o veículo – um camião trator – foi solicitado pela liga.

Ao todo, vão ser enviadas para a Ucrânia onze ambulâncias e centenas de fatos de proteção e caixas de primeiros socorros, um conjunto de equipamentos recolhidos junto de todas as corporações do país. De acordo com o presidente da LBP, António Nunes, os bombeiros portugueses conseguiram recolher capacetes de proteção essencialmente para fogo urbano, fatos de combate a incêndio, botas e luvas.

Entretanto também já partiu da Lourinhã rumo à Polónia o grupo de cinco pessoas que vai acompanhar a viagem de 50 refugiados ucranianos até ao nosso concelho. Entre o grupo de lourinhanenses está o casal Mário Ferreira e Gabriela Jesus, uma cidadã ucraniana que facilitará o processo de tradução, um elemento do Grupo Paradise e um elemento dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã. A chegada deste grupo de refugiados está prevista para a próxima segunda-feira, 14 de março.