Ana Paula Almeida participa em antologia literária “Alma de Mar”

Foto: DR

‘Mar’ dá nome ao texto de Ana Paula Almeida que integra a antologia literária contemporânea “Alma de Mar”, da Chiado Books. O convite surgiu por parte da Chiado, dada a ligação com a editora após a publicação do seu primeiro livro infantil “A Menina e a Borboleta”.

Um convite aceite, inicialmente, com alguma hesitação, como nos conta a autora lourinhanense.

A diferença da escrita para o público infantil e para um público mais adulto foi uma das principais diferenças apontadas pela autora. Na escrita infantil, Ana Paula Almeida pretende mostrar às crianças “o mundo do sonho e dos encantos”, algo que não transportou para este texto.

Em 250 palavras, num “exercício de síntese por vezes complicado”, Ana Paula Almeida retrata a ligação do ser humano com o mar (como a ligação entre os povos) e os desafios ecológicos que enfrentamos.

Este é o segundo trabalho publicado por Ana Paula Almeida, sendo o primeiro direccionado para o público adulto. Apesar de considerar interessante este desafio, diz-nos que, para já, se vai manter fiel às histórias infantis.  

A apresentação da antologia literária contemporânea “Alma de Mar” vai decorrer este sábado, às 17h, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Ana Paula Almeida vai estar presente na apresentação, sendo uma oportunidade para trocar ideias com os autores dos outros textos que compõem a antologia.

A obra está dividida em dois tomos, com o texto da autora lourinhanense a presente no primeiro tomo. Publicada em Setembro, a obra pode ser adquirida aqui.