Portugal entra na última fase de desconfinamento: conheça as alterações

Foto: Google Imagens

Portugal avança esta sexta-feira, 1 de Outubro, para a última etapa do processo de desconfinamento, com o levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia. Com o objectivo de ter 85% da população vacinada quase alcançado, as últimas restrições impostas começam a cair.

A partir de hoje, os bares e as discotecas podem reabrir, sendo obrigatório a apresentação de certificado. Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés e a generalidade do comércio deixam de estar sujeitos a um número máximo de clientes ou de pessoas por grupo, sendo também levantadas as restrições aos seus horários de funcionamento.

A máscara vai continuar a ser obrigatória nos transportes públicos, nas Lojas de Cidadão, nas escolas (com excepção do recreio ao ar livre), nas salas de espectáculos, nos cinemas, nas salas de congressos, nos recintos de eventos, nos serviços de saúde e nas estruturas residenciais para idosos, assim como nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais.

Os clientes dos restaurantes e os hóspedes de hotéis deixam de ter de apresentar o certificado de vacinação ou o teste negativo à Covid-19 – uma medida que se aplica também para as aulas de grupo em ginásios e para o acesso a estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos, termas e spas.

Os recintos desportivos vão deixar de ter restrições de lotação, mantendo-se no entanto, a obrigatoriedade de certificado de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara.

A entrada na última fase do processo de desconfinamento acaba também com a recomendação de teletrabalho, sendo eliminada a regra que impunha a testagem em empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho.

A venda e consumo de álcool é outra das restrições que também termina, assim como os limites em matéria de horários que tinham sido impostos devido à pandemia.