Antiga Escola Básica Bombarral será a sede do Centro de Interpretação do Geoparque Oeste
O futuro Centro de Interpretação do Geoparque Oeste – Terras do Jurássico vai ter como sede a antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Bombarral. A cedência do espaço foi formalizada na passada segunda-feira, 8 de Março, através da celebração de um protocolo, assinado por Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral e João Serra, da direcção da Associação Geoparque Oeste (AGEO) e também vereador na Câmara da Lourinhã.
Segundo o Município do Bombarral, o Centro de Interpretação vai ter como principal missão “dar a conhecer todo o território do Geoparque, as suas maravilhas geológicas, ambientais e heranças culturais que tornam este território único”, permitindo a continuação da preservação deste património, a despertar o interesse para a ciência e a promover o desenvolvimento sustentável na região.
Recorde-se que o aspiring Geoparque Oeste é um projecto que junta cinco Municípios do Oeste: Lourinhã, Bombarral, Peniche, Óbidos e Torres Vedras. Estes municípios juntaram-se com o objectivo de criar um geoparque no território comum às seis autarquias e apresentar uma candidatura para o seu reconhecimento por parte da UNESCO.