Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia com cinco propostas a votação

A pandemia de Covid-19 veio atrasar o processo do Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, que teve início em 2019 e foi prolongado para este ano. Em comunicado enviado à nossa redacção, a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) explica que a votação das propostas elegíveis vai decorrer este ano e que o período de votação será divulgado após o fim do Estado de Emergência.

Para esta edição do Orçamento Participativo, a Comissão de Análise Técnica aprovou cinco propostas para votação. A proposta 1 – Jardim do Casal Vale Medo, prevê a limpeza de terreno, naquela localidade, para a colocação de uma vedação, ecopontos e bancos, para a construção de um jardim. Com um valor estimado de 10 mil euros, a proposta contempla também a plantação de árvores e flores e a construção de zonas relvadas.

A proposta 2 – Recuperação Ringue Desportivo, tem como objectivo a substituição da vedação do ringue da Associação Desportiva e Recreativa Marítimo de Atalaia. Com um valor estimado de cinco mil euros, a proposta prevê ainda a pintura das balizas e substituição das redes, bem como a recuperação da rede eléctrica e dos pontos de iluminação.

A terceira proposta do Orçamento Participativo, Restauro Pintura dos Passos, prevê o restauro das quatro pinturas dos Passos da Misericórdia da Lourinhã. A proposta pretende ainda que as quatro pinturas fiquem em exposição, de livre acesso, para que possam ser apreciadas pela população.

Já a proposta 4 – Digitalização Livro da Colegiada N.º Sra. da Anunciação, prevê a digitalização do livro da colegiada e tem um custo previsto de 10 mil euros. O livro, que está na Torre do Tombo, contém documentos únicos para o conhecimento da história da Lourinhã.

Por fim, a proposta 5 – Descobrir o Museu, propõe a criação de sinalética para a identificação precisa do Museu da Lourinhã, com o objectivo de divulgar o museu e dinamizar o centro da vila. Esta proposta tem um valor estimado de seis mil euros.

Segundo a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, foram recebidas nesta edição do Orçamento Participativo 8 propostas, o mesmo número em relação à edição anterior. Três das propostas foram reprovadas pela Comissão de Análise Técnica por não se enquadrarem nas normas.

Recorde-se que o Orçamento Participativo da UFLA faz parte da estratégia de actuação da freguesia e pretende potenciar a participação dos cidadãos, “através de uma colaboração positiva e construtiva, assente em princípios de proximidade, transparência e oportunidade no processo comum de construção de uma freguesia melhor.”