As artes em destaque no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no dia AgrupARTE

A Escola Secundária da Lourinhã foi palco na passada sexta-feira, dia 29 de abril, do projeto AgrupARTE, uma iniciativa que resulta de uma candidatura feita pelo agrupamento ao Plano Nacional das Artes. ‘(Des)construir (in)tolerâncias’ foi o tema da iniciativa que, segundo Isabel Fernandes, coordenadora do projeto, teve por objetivo criar uma identidade de agrupamento e maior proximidade entre as várias escolas que o compõem.

Num dia dedicado às artes, foram dinamizadas várias atividades com os alunos. Apresentações teatrais, curtas de cinema e exposições dos vários anos de ensino são alguns exemplos.

Grande parte das atividades esteve centrada na Escola Secundária da Lourinhã, sede do agrupamento, com um programa que envolveu, para além dos alunos, pais e encarregados de educação e toda a comunidade educativa. Isabel Fernandes salienta a importância do convívio entre alunos dos diferentes anos de ensino.

Este projeto possibilita que, através das artes, sejam desenvolvidas várias atividades dentro do agrupamento. Durante o próximo ano letivo o agrupamento vai contar com um residência artística ao nível do primeiro ciclo. O anúncio foi feito por José Grachinha, diretor do agrupamento de escolas.

O artista convidado vai estar uma semana a trabalhar com os alunos do 3.º ano da Escola Básica da Moita dos Ferreiros. Apesar das atividades decorrerem apenas numa turma do 1.º ciclo, é intenção que toda a dinâmica se estenda às restantes escolas do agrupamento.

“No concelho temos coisas muito boas que vamos ter de agarrar”, salienta José Grachinha, referindo-se ao conceito artístico desenvolvido em algumas localidades do território, como é o caso de Moledo. O diretor do agrupamento de escolas considera que “a forma como o concelho está trabalhado deve ser aproveitado para a própria estrutura escolar”. O Agrupamento de Escolas da Lourinhã está também a dar os “primeiro passos” para arrancar com uma disciplina de teatro ao nível do 3.º ciclo, tendo também apresentado uma candidatura ao Plano Nacional do Cinema.