Assembleia Geral aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2024 da Caixa Crédito Agrícola da Lourinhã

A Assembleia Geral Ordinária da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã aprovou esta quarta-feira (27/12) a proposta de Plano de Atividades e Orçamento para 2024.

Para a elaboração do Orçamento foram usados como base valores reais de dezembro de 2022 e setembro de 2023.

A Caixa prevê assim um valor de cerca de 30.840 milhões de euros para 2024, na rubrica de “ativos financeiros e títulos de dívida”, valor próximo de Setembro de 2023.

Nas aplicações da Caixa Central estima-se um decréscimo de cerca de 5% em 2023 e um acréscimo em 2024 de 16,1%, ascendendo esse valor a 128,1 milhões de euros.

Prevê-se um decréscimo de 9,9% no crédito concedido a clientes para 2024, atingindo um valor de 138,1 milhões de euros. Nas imparidades de crédito é expectável um decréscimo que será ajustado conforme o modelo de imparidade do Grupo Caixa Agrícola.

Relativamente aos ativos não correntes detidos para venda, espera-se no próximo ano um decréscimo de 16%.

Assim, o valor previsto do ativo total da Caixa da Lourinhã é de 312,8 milhões de euros, 1,8% acima do valor estimado para 2023.

Alfredo Santos, presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã, destacou o valor de capital próprio em 2023 como um marco para a Caixa da Lourinhã, e mantém-se otimista para o aumento deste valor.

Alfredo Santos a referir as fusões entre Caixas, tema também levado à Assembleia devido a uma possível fusão entre as Caixas da Lourinhã e do Cadaval – O presidente do conselho de administração apresentou as vantagens deste acordo entre as duas instituições:

Este assunto pode vir a ser discutido exclusivamente numa Assembleia Extraordinária ou na Assembleia de Março.

Quanto à assembleia que decorreu esta quinta-feira, todos os 8 pontos foram aprovados por unanimidade, a sessão foi ainda assinalada pela entrega dos emblemas de ouro e prata aos associados que fizeram 50 e 25 anos de membros efetivos da cooperativa, bem como pela homenagem aos antigos membros do Conselho de Administração, pelo trabalho executado ao longo de três décadas ao serviço da instituição bancária.