Associação comercial assinala 120 anos com 12 tertúlias nas Caldas da Rainha

No âmbito dos seus 120 anos, a Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) vai promover, ao longo deste ano, um ciclo de 12 tertúlias para debater com a sociedade civil as preocupações do setor.

De acordo com o Notícias do Centro, a associação pretende “através da informalidade das tertúlias debater com os representantes da sociedade civil assuntos que são, no final, uma preocupação de todos”.

As 12 tertúlias vão realizar-se ao dia 12 de cada mês, com exceção deste mês, em que a tertúlia acontece no dia 27. A iniciativa vai decorrer “em 12 locais diferentes e com 12 tertulianos convidados cada”, com o objetivo de “aproximar as pessoas, pô-las a descrever as suas experiências, a partilharem pontos de vistas, a reconstruírem novas opiniões e um projeto comum para o futuro da ACCCRO e dos seus associados”.

“Acolhimento de imigrantes através dos seus negócios” será o tema do primeiro encontro, este mês, numa conversa que pretende refletir sobre “a complexidade e a necessidade da integração dos imigrantes com diferentes hábitos culturais, sociais, de consumo, origens e religiosos”, olhando para os seus negócios e as condições de trabalho.

Em fevereiro, a tertúlia vai abordar “O Futuro da Restauração. Concorrência ou Aliados?” e, em março, “O desafio dos negócios noturnos”. Gastronomia, agricultura, indústria, artesanato e atividades do mar vão estar em destaque na tertúlia de abril, sob o tema “Turismo criativo”, enquanto em maio o foco será uma reflexão sobre o futuro do associativismo empresarial em Portugal e os caminhos a seguir.

A discussão sobre a continuidade das empresas familiares, que passam de geração em geração, será o tema a discutir em junho, na tertúlia “Famílias Empresárias – Gestão de Negócios de família e em família”, a que se seguirá em julho “Saúde no privado”, um repto para falar “não apenas dos grandes grupos económicos”, mas também “sobre as PME [Pequenas e Médias Empresas] da saúde, e de como estas se devem aliar para encontrar soluções competitivas e do interesse de todos”. Em agosto, irá refletir-se sobre a “Importância dos municípios no desenvolvimento do comércio das cidades” e, em setembro, sobre o “Comércio de Cidade versus Plataformas ‘online’ – Lojas de Bairro”, questionando-se a convivência entre estas formas de comércio.

“Mobilidade Sustentável – urbanismo no desenvolvimento do comércio das cidades” será o tema para outubro, antecedendo, em novembro, a discussão sobre “Comércio de Rua versus Centros Comerciais versus Hipermercados”.

A fechar o ciclo, a proposta de dezembro irá sugerir uma reflexão sobre “Caldas da Rainha, cidade criativa ou cidade com criativos”, questionando se “uma cidade com um grande património histórico de artes e artistas, de vários setores, poderá hoje ser confundida com uma cidade com muitos criativos, mas sem um projeto de cidade que os envolva”.

As tertúlias são abertas a todos os interessados e vão realizar-se em locais que a associação irá divulgando ao longo do ano.

Inserido no Ciclo das Tertúlias comemorativas, terá ainda lugar em 12 de maio, Dia Mundial do Comércio, a Gala do 120.º Aniversário da ACCCRO, na qual serão distinguidos os associados mais antigos.