‘Cavaleiros do Oceano’ na organização da Bênção dos Capacetes que acontece em Fátima no próximo domingo

O motoclube ‘Cavaleiros do Oceano’, da localidade da Atalaia, estão entre os dez grupos de motociclistas que organizam, este ano, a Bênção dos Capacetes. O evento vai acontecer no Santuário de Fátima no próximo domingo, dia 18 de setembro, depois de não se ter realizado nos últimos dois anos por causa da pandemia.

Mário Rui, motociclista do concelho da Lourinhã e membro da organização, fala-nos da logística que implica um evento desta dimensão.

Segundo dados do Santuário de Fátima, na última edição, em 2019, estiveram cerca de 160 mil pessoas na Bênção. Este ano, a organização espera chegar aos 200 mil. Mário Rui não consegue estimar o número de motociclistas que vão partir da Lourinhã, mas garante que serão “muitos”. Trata-se de uma experiência única, assegura, carregada de emoção.

Uma iniciativa “com alguma importância”, destaca Mário Rui, para crentes e não crentes. “As pessoas que não são religiosas têm o gosto de acompanhar todo o grupo, toda a família motociclista”, sublinha.

A iniciativa começou em 2014, quando um grupo de amigos se lembrou de fazer a Bênção dos Capacetes. O Santuário autorizou e a missa foi num parque de estacionamento, juntado perto de mil pessoas.

A iniciativa possui também um cariz solidário. Este ano, a verba angariada com a venda de merchandising ligada à iniciativa, destina-se a apoiar a recuperação (através de sessões de fisioterapia) do piloto de motocross Marco Silva, que no ano passado, enquanto treinava, teve um acidente e ficou paraplégico.

As cerimónias do próximo domingo vão ser presididas pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.

Autoridades garantem segurança no evento

Entretanto, a GNR informou que o Comando Territorial de Santarém “vai implementar um dispositivo especial de segurança” em Fátima no domingo, “intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade (…) para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar a segurança rodoviária e fluidez do trânsito no âmbito da Operação Bênção dos Capacetes 2022”.

A operação, segundo a GNR, visa “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos ao Santuário de Fátima e zonas envolventes, garantir a prevenção de ilícitos criminais ou alterações da ordem pública e garantir o clima de segurança e tranquilidade pública durante todo o evento, através do reforço do policiamento”.

Para a iniciativa vão ser empenhadas várias valências da guarda, destacando-se a valência do trânsito e inativação de explosivos do Comando Territorial de Leiria, cinotecnia, ordem pública e operações especiais da Unidade de Intervenção, forças a cavalo, além do recurso a drone.