Centro Hospitalar do Oeste disponibiliza apoio de saúde mental a profissionais e utentes
O Centro Hospitalar do Oeste vai disponibilizar uma linha telefónica de apoio em saúde mental para profissionais de saúde. Num comunicado enviado à nossa redacção, o Centro Hospitalar refere que “devido à natureza das suas funções”, os profissionais de saúde apresentam “um elevado risco de infecção e perturbação emocional, proveniente do tipo de cuidados prestados em ambiente hospitalar, e dos altos níveis de stress a que estão sujeitos”.
Já os utentes do Centro Hospitalar do Oeste e os seus familiares que sejam casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, o médico assistente referencia-os, em caso de necessidade, para Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO. Este apoio será feito por telefone, de forma a reduzir risco de transmissão e de infecção.
No que respeita ao apoio a crianças, adolescentes e os seus familiares/cuidadores, suspeitos ou confirmados com COVID-19, a referenciação deve ser feita através do médico pediatra assistente. O acompanhamento dos restantes utentes, não suspeitos ou confirmados, mantém-se, estando o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar a realizar consultas presenciais consideradas urgentes, bem como consultas não presenciais. Em caso de necessidade, devem contactar este serviço através do número 262 830 362.
Na nota, o Centro Hospitalar sublinha ainda que “os utentes e profissionais são a nossa primordial preocupação, estando o CHO a desenvolver todos os esforços para assegurar a resposta necessária nesta fase extraordinária e complexa”.