Ciclo de Órgão de Torres Vedras trouxe Organista Principal do Vaticano à Igreja da Misericórdia de Torres Vedras

O Ciclo de Órgão de Torres Vedras teve recentemente, entre os meses de janeiro e março, a sua oitava edição. Fazemos agora um balanço de alguns dos momentos de destaque deste evento, de acordo com um comunicado do Município de Torres Vedras.

O ponto mais alto desta edição aconteceu a 17 de fevereiro, com a atuação de Josep Solé e Coll, organista principal do Vaticano, acompanhado pela Cameratinha (coro infantojuvenil de Torres Vedras, dirigido pelo maestro torreense Jorge Leiria), que deram um concerto à luz das velas na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras,

O primeiro concerto do VIII Ciclo de Órgão de Torres Vedras realizou-se no dia 14 de janeiro, dedicado à temática da Paz, e proporcionou um repertório que incluiu desde temas italianos do primeiro barroco a temas contemporâneos. Já o último concerto da edição de 2024 do ciclo de órgão torreense aconteceu no passado dia 24 de março, tendo contado, saliente-se, com a participação do organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, António Duarte, que foi acompanhado, na interpretação de vários temas, pela soprano Ana Paula Russo. Esse concerto, denominado Órgão em Duo ”Recital de órgão e canto”, apresentou um programa com obras dos séculos XVIII e XIX, abordando também temas de compositores do século XX. 

Outras componentes do evento foram os mini concertos “à la carte” realizados à hora de almoço na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, bem como  a atividade “Música e relaxamento: Método Feldenkrais”, que aconteceu no dia 16 de março, no Centro de Artes e Criatividade.