Começa esta 6ª feira a 8ª edição do Festival da Abóbora

Arranca a 27 de Outubro a 8ª edição do festival da abóbora na Freguesia de Lourinhã e Atalaia – um certame que tem como objetivo a celebração da Cultura da abóbora e da Horticultura local.

Ao longo do fim de semana, pode visitar aquela que é considerada a Capital Nacional da Abóbora e participar nas várias atividades do festival como: exposições, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato e ‘workshops’.

Pedro Margarido, Presidente da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, caracteriza o festival como um “misto entre o rural e o urbano com belíssimas paisagens à beira mar e de elevada potencialidade lúdica e turística…”.

No dia 27, pelas 18 horas, o Pavilhão Multiusos da Atalaia é o palco da inauguração do evento. De seguida acontecem as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura e a Cultura da Abóbora, abertas aos produtores, empresários agrícolas e público, e ainda, a entrega de prémios do VI Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora.

Para sábado está marcada uma prova da Aguardente D.O.C. da Lourinhã e também atuações do grupo “Vira Vadio”, o acordeonista Nuno Fonseca e o cantor Sérgio Rossi.

Domingo, o último dia deste festival conta com o concurso de abóboras e entrega dos respetivos prémios e atuações de “Baixinho Fado” e do grupo “Mar à vista”.

As entradas são livres para este que é considerado, por Pedro Margarido, “um evento familiar“. O programa completo do festival está disponível no site festivaldaabobora.pt

Paralelamente, está também a decorrer a Semana Gastronómica da Abóbora até 29, nos 11 restaurantes aderentes: Noiva do Mar Resort, Restaurante e Cervejaria Castelo, Terra à Terra, Biofrade – A Loja da Horta, Café- Restaurante O Zambujo, West 23 by Chakall, Restaurante Adega do Careca, ConchaMar by FavoriteVelvet, Chafariz Restaurante, Areal Beach Bistrot by Chakall e Barracão do Petisco.