Comemorações dos 50 anos da União Recreativa Desportiva e Cultural do Paço arrancam este sábado

A União Recreativa Desportiva e Cultural (URDC) do Paço promove este sábado, dia 23 de Outubro, um almoço de convívio para assinalar os 49 anos da colectividade. O almoço de aniversário marca o arranque oficial das comemorações dos 50 anos, com um conjunto de actividades que vão decorrer durante um ano que, segundo Paulo Antunes, presidente da colectividade, se prevê “longo, trabalhoso e muito rico para a comunidade”.

A comemoração dos 50 anos da colectividade arrancam esta tarde, com a apresentação de uma exposição de fotografias e objectos etnográficos. Em entrevista à RCL, Paulo Antunes, disse-nos que todos os objectos que compõem a exposição foram doados pela comunidade.

O arranque das comemorações fica também marcado por uma homenagem ao Rancho do Paço, que existiu nos anos 40 e 50.

O projecto das comemorações dos 50 anos da URDC do Paço prevê a realização de várias actividades, a decorrer até Outubro do próximo ano. Para o presidente da colectividade e um dos 11 membros da comissão organizadora, o evento “mais solene de toda a celebração” será uma Missa Campal, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. A missa vai realizar-se a 31 de Julho, uma data escolhida com um propósito.

No total, são cerca de 14 eventos que compõem o projecto. A primeira actividade decorre já a 7 de Novembro: os Trilhos D. Pedro e D. Inês – “Especial Peste Negra”. A 3.ª edição do trail e caminhada conta já com cerca de 300 atletas inscritos.

Um Festival de Acordeão, com homenagem a Silvino Caetano, conhecido na localidade por “o Chegadinho” do Paço é outro dos eventos previstos. Destaque também para a Feira Celta – interpretação histórica do “Povoado do Paço”, um evento de três dias a decorrer em Julho, assim como o Festival de Verão, com Quim Barreiros e Tony Carreira, a 19 e 20 de Agosto. O Festival de Verão será o único evento com entrada paga. Durante as iniciativas vão existir três actividades com um custo de inscrição: o trilho, o passeio de motas e o almoço do emigrante.

Para a concretização do projecto das comemorações dos 50 anos, a União Desportiva Recreativa e Cultural do Paço conta com um orçamento de cerca de 112 mil euros. A Câmara Municipal da Lourinhã vai apoiar na organização, com a atribuição de uma verba de 30 mil euros, que será distribuída em três tranches. A Freguesia de Atouguia da Baleia, em Peniche, também já contribuiu monetariamente para a realização do evento. A entrevista completa sobre este projecto pode ser vista aqui.