Semana Gastronómica da Abóbora arranca este domingo, na Lourinhã

dav

A partir deste domingo, dia 24 de Outubro, e até ao próximo dia 31, são várias as iguarias que vai poder degustar no âmbito da Semana Gastronómica da Abóbora. A iniciativa é promovida pela União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) e visa dinamizar a cultura da abóbora. Quem o diz é Maria Matos, membro do executivo da União das Freguesias.

São 11 os restaurantes da União das Freguesias que participam no certame, com várias iguarias que mostram o potencial deste fruto. A BioFrade ‘Loja da Horta’, Cervejaria Jardim, Noiva do Mar, Cervejaria Castelo, Chafariz, Terra à Terra, Areal Beach Bistrot by Chakall, Adega do Careca, O Zambujo, Restaurante Hotel Dom Lourenço e Pizzaria Massa Fina.

A semana gastronómica vai culminar com a realização do evento ‘Abóboras na Lourinhã’. Uma iniciativa de dois dias que pretende recordar o tradicional Festival da Abóbora, que não se realiza desde 2019 por causa da pandemia. 

Uma exposição de abóboras gigantes e de produtores locais, uma mostra de artesanato, um workshop de escultura de abóboras, animação de rua e animação musical itinerante são algumas das acções que dão vida ao evento, que terá como palco a Praça D. Lourenço Vicente e a Rua João Luís de Moura. Para além da promoção da abóbora, a União das Freguesias pretende também dinamizar o comércio local. 

A iniciativa ‘Abóboras na Lourinhã’ vai decorrer no último fim-de-semana de Outubro, nos dias 30 e 31. O evento decorre no sábado entre as 11h e as 19h e no domingo entre as 10h e as 18h. As entradas são livres.