Dino Parque, Museu da Lourinhã e a Universidade de Aveiro assinam protocolo de cooperação

O Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) assinou um protocolo de cooperação com o Dino Parque da Lourinhã e a Universidade de Aveiro. O protocolo assinado pelas três entidades visa a promoção da investigação da paleontologia nestas instituições.

O documento agora assinado é um complemento ao protocolo assinado em Julho deste ano entre o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e a Universidade de Aveiro. A colaboração entre as duas entidades previa a possibilidade de alunos do Departamento de Geociências desta universidade poderem realizar estágios no Dino Parque e de utilizarem os laboratórios e equipamentos de investigação do parque. Juntam-se agora as instalações do Museu da Lourinhã para esse trabalho.

Jorge Ferreira, um dos administradores do parque temático, disse que a intenção sempre foi incluir o Museu da Lourinhã no protocolo.

Reforçar o trabalho conjunto entre as entidades é um dos objectivos do documento agora assinado. Vital Rosário, presidente do Museu da Lourinhã, sublinhou a importância do GEAL para a afirmação do concelho, ao nível da paleontologia.

O Director do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro vê com bons olhos o “upgrade” deste protocolo. Uma parceira, diz Eduardo Silva, que tem dado frutos e tem sido benéfica para os intervenientes.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença dos alunos da licenciatura em Geologia e em Biologia e Geologia da Universidade de Aveiro que vieram à Lourinhã numa saída de campo. Os estudantes tiveram oportunidade de visitar o Dino Parque e o afloramento da praia do Caniçal.