Como utilizar um crédito pessoal para atingir os seus objetivos?

Photo by Michael Burrows | Pexels

De acordo com o Banco de Portugal, só em janeiro e fevereiro de 2024, foram atribuídos 318 milhões de euros em créditos pessoais, mais 5,9% do que em igual período de 2023, um registo que eleva o crédito pessoal ao lugar de solução financeira mais requisitada pelos consumidores portugueses.

A grande amplitude de montantes de financiamento e prazos de reembolso, a simplicidade na contratação e as múltiplas finalidades em que pode ser utilizado, fazem do crédito pessoal uma poderosa ferramenta para que os consumidores alcancem os seus objetivos de vida sem que, para isso, tenham de hipotecar o seu orçamento mensal.

Saberá, contudo, o que é, como funciona e para que serve o crédito pessoal?

Crédito pessoal: o que é e qual a sua finalidade?

Na prática, um crédito pessoal é um contrato, sem fins comerciais ou profissionais, celebrado entre um banco/instituição de crédito e um particular para que este último adquira bens ou serviços de vária ordem.

Por norma, num contrato de crédito pessoal, os consumidores podem ter acesso a montantes de financiamento que se situam entre os 200 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que variam entre 24 e 84 meses.

De notar que o prazo de reembolso, o valor das prestações mensais e as taxas de juro são definidas logo à partida e mantêm-se constantes ao longo de todo o contrato.

Como referimos, o crédito pessoal não tem uma finalidade específica podendo ser utilizado para fazer férias, pagar uma dívida, renovar a casa, trocar de carro, investir na subscrição de certificados de aforro/tesouro ou abrir um negócio.

Como contratar um crédito pessoal?

Nos últimos anos, bancos e instituições de crédito têm apostado na digitalização da contratação das suas soluções de crédito, o que acaba por tornar todo este processo mais simples, rápido e, sobretudo, menos burocrático.

Assim, para proceder à contratação de um crédito pessoal, basta que digite as palavras “crédito pessoal online” e escolha uma das propostas que lhe serão, posteriormente, apresentadas.

No momento em que entra numa destas páginas, vai deparar-se com um simulador de crédito pessoal que lhe permitirá não só calcular a prestação mensal de crédito em função do montante e prazo de reembolso escolhidos, mas também ficar a saber qual a TAEG (total dos encargos financeiros que terá com o crédito).

Nota: quanto menor uma TAEG for, menos irá pagar pelo crédito pessoal.

Caso o resultado lhe agrade, basta clicar na barra/botão que diz algo como ”Pedir Crédito” ou “Pedir Já” e será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online ao qual deve anexar os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão (CC);
  • Comprovativo de morada (ex. fatura da eletricidade, gás ou pacote de
    telecomunicações);
  • Comprovativo de rendimento ( ex. recibo de vencimento);
  • Comprovativo de IBAN.

Após este procedimento, basta-lhe submeter o pedido e esperar pela resposta do banco/instituição financeira. Se a resposta for positiva, em apenas alguns dias, irá receber o financiamento que pediu na sua conta bancária e poderá, assim, concretizar os seus objetivos pessoais, profissionais ou financeiros.

Como utilizar um crédito pessoal para atingir os seus objetivos: Exemplo prático

Imagine que pretende dar corpo a um negócio online para a venda de vestuário e calçado. Para tal, precisa de 15 mil euros para financiar a criação de um site, a instalação de sistemas de pagamento online e a aquisição do stock inicial.

Como não tem dinheiro suficiente para concretizar este projeto, decide pedir um crédito pessoal junto do UNIBANCO, pertencente à UNICRE instituição Financeira de Crédito S.A. registada junto do Banco de Portugal sob o registo n.º 698, com quase meio século de experiência no mercado português.

Ao entrar na página de crédito pessoal do UNIBANCO, vai encontrar um simulador que lhe permitirá calcular o valor da prestação mensal para um pedido de 15 mil euros a pagar em 84 meses.

Para estes requisitos, o simulador de crédito pessoal dá-lhe uma prestação mensal fixa ao longo de todo o contrato de 281 euros com uma TAN de 13,450% e uma TAEG de 15,6 %.

Como esta prestação se enquadra nas receitas mensais estimadas para o seu futuro negócio, decide passar, imediatamente, à contratação clicando na barra “Pedir Crédito” que acompanha o simulador.

Neste momento, será reencaminhado para o preenchimento do formulário online ao qual deve anexar os documentos que referimos anteriormente e esperar alguns dias até que o UNIBANCO faça a análise de risco.

Caso esta análise resulte numa resposta positiva à sua solicitação, no espaço de alguns dias já poderá contar com os 15 mil euros na sua conta bancária para dar início ao seu negócio.

Conteúdo Patrocinado