Concluídas obras de ampliação e remodelação do Serviço de Urgência das Caldas da Rainha

Foto: DR

Já estão concluídas as obras de remodelação e ampliação da Urgência Geral e Pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha. A intervenção pretendeu melhorar a qualidade do acolhimento, do conforto e do atendimento aos doentes, assim como melhorar os fluxos de trabalho de todos os profissionais que ali desempenham funções.

Recorde-se que as obras começaram em Janeiro de 2018, com o objectivo de expandir e remodelar o espaço. Para tal, explica o Centro Hospitalar do Oeste, foi criada uma segunda Sala de Observação com capacidade para 20 camas, assim como um espaço complementar para 12 cadeirões, para evitar que os doentes permaneçam nos corredores. A sala de espera da urgência de adultos também sofreu um alargamento.

Na Urgência Pediátrica, o espaço anteriormente existente foi ampliado, passando a Sala de Observação a ter capacidade para seis camas. Foi também criada uma sala de espera e um balcão de admissão de doentes, destinados a utentes em idade pediátrica.

A execução da empreitada esteve sujeita a algumas alterações, que provocaram um atraso significativo na sua conclusão, nomeadamente a suspensão da empreitada devido à pandemia. Na altura, sublinha o Conselho de Administração, estava a iniciar-se a última fase da obra, que iria ocorrer no interior do Serviço de Urgência e implicava a utilização do espaço que foi atribuído ao ADR-SU. “A suspensão era inevitável para evitar constrangimentos graves no funcionamento do Serviço de Urgência, um dos mais afetados pela situação pandémica, bem como houve a preocupação de proteger os profissionais da empresa de construção do risco de contágio”, sublinha o CHO em comunicado. 

No total, a obra representou um investimento que rondou os 2 milhões de euros, dos quais 1.794.117,65 euros foram financiados no âmbito do programa CENTRO 2020 (FEDER). Foi adquirido equipamento informático e equipamento básico, no valor de 526.668 euros.

Apesar dos “enormes constrangimentos” provocados pela obra e sua suspensão, a Unidade das Caldas da Rainha continuou sempre a funcionar e a prestar os cuidados necessários à população.