Conserveira de Peniche condenada por discriminação salarial

Foto: Arquivo RCL

A maior fábrica de conservas de Peniche, European Seafood Investiment Portugal, foi condenada em tribunal por discriminação salarial entre trabalhadores. A empresa da multinacional Thai Union, não apresentou ao órgão judicial a razão pela qual praticava pagamentos salariais diferentes.

Segundo a Executive Digest, a European Seafood Investiment Portugal diz que vai acatar as ordens do tribunal, que condenou a empresa a reconhecer a categoria profissional de uma trabalhadora, e pagar uma indemnização no valor de até 22.753 euros, com acréscimo de juros, pelo montante que não recebeu entre 2001 e 2017.

O tribunal apurou que a trabalhadora em questão e uma colega exerciam as mesmas funções, no departamento de controlo de qualidade, mas recebiam pagamentos diferentes.

A empresa, que não conseguiu provar a existência de diferentes níveis de categoria profissional, nem as condições para os trabalhadores ascenderem, viu-se condenada ao pagamento da indemnização, e admite procurar e corrigir eventuais casos semelhantes.