COVID-19: 40% da população da Lourinhã já tem a vacinação completa

14 823 pessoas residentes no Concelho da Lourinhã já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 54% da população. Por outro lado, 10 368 pessoas já têm a vacinação completa – o que corresponde a 40% da população.

Os dados foram obtidos pela RCL junto de fonte do município.

Aumento de casos é “preocupante”

Os últimos dados divulgados pela autarquia sobre a evolução da pandemia, referentes ao dia 4 de Julho, davam conta de 90 casos activos e de 234 pessoas em isolamento. João Serra, vereador com o pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal da Lourinhã, considera que é um “aumento preocupante”, que coloca em causa o processo de desconfinamento.

O aumento de casos de infecção na comunidade fez com que “O Petiz” – Associação Cultural e Educativa de Apoio à Criança fechasse portas esta segunda-feira, depois de terem sido identificados dois casos na instituição. Segundo o autarca, um dos casos foi detectado na creche e outro no pré-escolar, o que levou a delegada de saúde a encerrar a escola. O ATL é a única valência que não foi encerrada.

Para além dos casos identificados na escola “O Petiz”, há a registar outros casos de infecção noutras escolas do concelho.

Seguir as determinações da Direcção-Geral da Saúde e evitar comportamentos de risco são apelos deixados pelo autarca à população.

O aumento de casos de infecção no concelho fez com que a Lourinhã ficasse em situação de alerta. No total, são 21 os concelhos do país nesta situação. A situação pandémica é avaliada no final desta semana, existindo a possibilidade de a Lourinhã recuar no desconfinamento caso a situação não melhore.