Lourambi e surfistas preocupados com aberturas da foz do Rio Grande

Na sequência da parceria da RCL com a Lourambi e o Praia Surf Clube, no projecto de sensibilização ambiental “Praia Limpa, Sempre”, a Lourambi foi ouvir os surfistas que frequentam as praias do concelho, a propósito das aberturas da foz do Rio Grande para o mar, na Praia da Areia Branca. É um trabalho que partilhamos agora consigo na voz de Simão Quintans, presidente da Lourambi.

Foi neste contexto e tendo em conta a bandeira vermelha hasteada no passado dia 25 de Junho, que a RCL contactou o Vereador João Serra, com o pelouro da Gestão do Litoral e Ambiente na Câmara Municipal da Lourinhã, que nos explicou que a chuva fez aumentar o caudal do Rio Grande, havendo por isso a necessidade de abrir o rio para baixar os níveis de caudal nas linhas de águas.

O autarca reconhece que esta não é uma situação nova e que “enquanto houver chuva e quantidades enormes de água, teremos sempre de abrir o rio para baixar o caudal”, considerando ser “impensável” armazenar toda a água durante os meses de Verão.

O responsável sublinhou que as aberturas do rio para o mar são uma preocupação do município, que está a estudar várias soluções para o problema. Na perspectiva do autarca, a solução poderá passar pela construção de um emissário, algo que ainda não foi permitido.

A abertura da represa levou a que a bandeira vermelha fosse hasteada na Praia da Areia Branca – Foz. Depois do sucedido foram realizadas análises à qualidade da água que, segundo João Serra, estavam “normais”. A represa feita pela autarquia, junto à foz, é uma exigência das autoridades que, caso não se verifique, poderá colocar em causa o galardão da Bandeira Azul atribuído à praia.