COVID-19: 71 infectados em lar e unidade de cuidados continuados em Alenquer
71 pessoas estão infectadas com covid-19 no lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva, em Olhalvo, no concelho de Alenquer. Dos 71 casos positivos, 50 dizem respeito a utentes e 21 a funcionários.
Em declarações à Agência Lusa, citado pelo Observador, o delegado de saúde, Pompeu Balsa, explicou que os primeiros casos surgiram há uma semana, a 4 de Dezembro, na sequência de um rastreio preventivo a oito funcionários. Cinco desses funcionários vieram a ter teste positivo.
Após os resultados positivos, as autoridades de saúde determinaram a realização de testes a todos os utentes e funcionários ao serviço das valências de lar e de unidade de cuidados continuados integrados. No total, explica, foram testadas 116 pessoas.
Dos 50 utentes infectados, 32 pertencem à unidade de cuidados continuados integrados e 18 ao lar. Em relação aos funcionários, nove pertencem à unidade de cuidados continuados integrados e 12 do lar.
Segundo o delegado de saúde, todos os infectados estão a recuperar e a cumprir o isolamento profilático na instituição. A maioria está assintomática e apenas dois apresentam sintomas ligeiros.
De acordo com o plano de contingência da instituição, os utentes foram separados em alas diferentes. Por não apresentarem sintomas graves, também os funcionários com teste positivo se encontram ao serviço a prestar cuidados aos utentes positivos e a cumprir o isolamento profilático no local de trabalho.