COVID-19: alunos do 2.º e 3.º ciclo com aulas presenciais a partir de 5 de Abril

Os alunos do 2.º e 3.º ciclo regressam na próxima segunda-feira às aulas presenciais. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 1 de Abril, pelo primeiro-ministro António Costa, após reunião do Conselho de Ministros. O governante anunciou ainda que, após a Páscoa, termina a restrição de circulação entre concelhos, tanto durante a semana como ao fim-de-semana.

A segunda fase do plano de desconfinamento, que arranca a 5 de Abril, está também prevista a reabertura de equipamentos sociais, na área da deficiência, bem como museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.

As feira e mercados não alimentares podem voltar a funcionar – mediante decisão municipal. As lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua também podem reabrir. As esplanadas podem voltar a ser utilizadas, até às 22h30, com um máximo de quatro pessoas por grupo.

A nível desportivo, a partir de segunda-feira, podem reabrir ginásios sem aulas de grupo. É também permitida a prática de modalidades desportivas de baixo risco e actividade física ao ar livre até quatro pessoas.

A partir de 5 de Abril os super e hipermercados, bem como grandes superfícies, passam a poder vender artigos de vestuário e de decoração.

Na conferência de imprensa, António Costa sublinhou ainda que é “absolutamente fundamental” que os cidadãos evitem convívios durante a Páscoa, para evitar a propagação da Covid-19. O primeiro-ministro referiu ainda que “o tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado”.

150 mil profissionais da educação testados a partir de segunda-feira

Professores e trabalhadores da área da educação vão ser testados à Covid-19 a partir da próxima segunda, coincidindo com o início do 3.º período e a retoma das actividades presenciais para alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico.

Segundo o Jornal de Negócio, a segunda fase de testagem tem a duração de uma semana, terminado a 9 de Abril, e abrange a testagem de cerca de 150 mil trabalhadores docentes e não docentes, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para a Covid-19.

O Ministério da Educação explica que vão ser testados todos os profissionais da educação, do 5.º ao 9.º ano, dos estabelecimentos de todos os concelhos. O processo de testagem engloba também todos os docentes e não docentes do Pré-Escolar, 1.º ciclo do ensino básico, bem como todos os trabalhadores de Actividades de Animação e de Apoio à Família, Actividades de Enriquecimento Curricular e de Componente de Apoio à Família (1.º ciclo) dos concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

De acordo com informação prestada pela Direção-Geral da Saúde, todos os docentes e não docentes vacinados deverão ser igualmente testados.