Eleições autárquicas: escolha de candidato leva PSD Lourinhã a convocar militantes para assembleia

Existe um conflito entre a concelhia da Lourinhã e a distrital Oeste do PSD por causa das eleições autárquicas. A concelhia, liderada por Mafalda de Taborda Lourenço, aprovou o nome do independente Pedro Antunes para as próximas eleições autárquicas. O candidato tinha estado na corrida à Câmara Municipal, em 2017, pelo CDS. No entanto, a distrital dos sociais-democratas, liderada por Duarte Pacheco, enviou para a nacional o nome do social-democrata Hernâni Santos. A notícia é avançada pela revista Sábado.

Em declarações à mesma revista, Duarte Pacheco refere que as eleições autárquicas não são “uma brincadeira de miúdos”, explicando que o nome de Hernâni Santos só foi aprovado pela distrital Oeste porque era o candidato mais bem colocado de entre os que a concelhia indicou e que o partido testou numa sondagem. 

O presidente do PSD Área Oeste explica que a concelhia da Lourinhã “não apresentou nenhum dos nomes, mas um quarto que por acaso foi cabeça de lista pelo CDS há quatro anos”. Duarte Pacheco considera que tudo “parece uma brincadeira” ao indicarem nomes para uma sondagem, “as pessoas estarem disponíveis e aparecer um quarto nome”.

A Sábado avança ainda que Hernâni Santos terá aceite o convite para encabeçar uma candidatura “integrando os outros dois nomes que tinham sido sondados” num estudo de opinião feito pelo PSD, com base em três nomes sugeridos pela concelhia.

O desentendimento entre candidatos levou o PSD Lourinhã a convocar uma assembleia de militantes. A assembleia vai decorrer no dia 9 de Abril e tem apenas um ponto na ordem de trabalhos: o processo autárquico.

Imagem retirada do facebook do PSD Lourinhã